COMPLIANCE

Separamos as principais dúvidas e questionamentos coletados sobre Compliance e Ética dentro do modelo MMN Racco. 

OBJETIVO

Melhorar a abordagem e comunicação de pontos importantes e críticos Manual de Negócios para toda a rede Racco, criando uma forma de comunicação simples e de fácil entendimento do que é Ético dentro e fora do nosso modelo de negócios.
 

TÓPICOS EM DESTAQUE

Confira nossa listagem FAQ abaixo

Separamos para um maior entendimento e proteção do seu negócio Racco, os principais tópicos e dúvidas relacionadas ao Compliance e Ética.

Leia com atenção, cuidado e carinho, e duplique para todos do seu time para um melhor entendimento das abordagens cada um dos itens aqui listados.

O objetivo desses itens é esclarecer de forma simples e clara os pontos chaves do Compliance e Ética no negócio Racco VIP.

Caso não encontre algo que deseja, por favor entre em contato conosco.

FAQ - COMPLIANCE

Consulte abaixo os principais tópicos dentro de nossas perguntas e respostas.

Procure abaixo o tópico que desejar

1) Reconhecimento / Qualificação


Reconhecimento é diferente de Qualificação.

Para ser reconhecido, o Consultor deverá manter a sua qualificação por determinado número de ciclos, que variam conforme o título de qualificação. A partir do alcance do reconhecimento e enquadramento nas demais condições aqui descritas nos demais tópicos, ele está apto para participar dos prêmios do Happy Experience e Vip Club. Após o reconhecimento, o consultor receberá um PIN respectivo de cada qualificação. Essa qualificação será demonstrada no seu E.V.

Prata > Qualificado em 1 ciclo

Ouro > Qualificado em 1 ciclo

Rubi > Qualificado em 1 ciclo

Safira > Qualificado em 1 ciclo

Esmeralda > Qualificado em 1 ciclo

Diamante > Qualificado em 2 ciclos dentro de 4 ciclos

Diamante Pro > Qualificado em 2 ciclos dentro de 4 ciclos

Duplo Diamante > Qualificado em 2 ciclos dentro de 4 ciclos

Duplo Diamante Pro > Qualificado em 2 ciclos dentro de 4 ciclos

Triplo Diamante > Qualificado em 3 ciclos dentro de 6 ciclos

Triplo Diamante Pro > Qualificado em 3 ciclos dentro de 6 ciclos

Diamante Gold > Qualificado em 4 ciclos dentro de 8 ciclos




2) Pré-cadastro


Auto-Descadastro: Será permitido o auto-descadastro do consultor, desde que esse não tenha adquirido um kit passaporte VIP ou kit de primeiro pedido, estando categorizado no sistema como Pré-cadastro. Neste caso ele poderá solicitar o descadastro antes dos 30 dias através de solicitação no e-mail suportevip@racco.com.br. O e-mail utilizado para essa solicitação deverá ser o mesmo e-mail que foi inserido no pré-cadastro. O Patrocinador também poderá realizar o descadastramento de um pré-cadastrado, essa função encontra-se dentro do E.V. Para cadastros que já estão ativos, com um Kit revendedor ou primeiro pedido, NÃO HÁ PROCEDIMENTO de auto-descadastro. O mesmo ocorrerá naturalmente após 3 ciclos de inatividade.




3) Inatividade


Cancelamento do contrato por Inatividade: a RACCO considerará inativo e realizará o cancelamento do Contrato de todos os Consultores Independentes que não alcançarem a condição de ATIVO – conforme regras constantes no Plano de Negócio RACCO VIP em um período superior a seis ciclos, a contar da data da última condição de atividade realizada. No caso do Passaporte Vip, necessário para os Revendedores, o mesmo será cancelado por inatividade após 12 meses (Neste contrato, não há compra mínima exigida). Proteção da Linha de Patrocínio: Qualquer mudança de patrocinador pode significar alterações de efetivações e benefícios em toda a linha de patrocínio ascendente, prejudicando a integridade do negócio. Portanto, a relação entre o Consultor e seu patrocinador deverá ser protegida.




4) Mudança de Titularidade


É uma prática proibida. É vetado qualquer procedimento de transferência de contrato / mudança de titularidade, salvo sucessão a herdeiros legais em caso de morte ou invalidez* do consultor titular.
*No caso de invalidez, essa deverá ser comprovada através de benefício do INSS, que não poderá ter data anterior a data de cadastro no RACCO VIP.




5) Inversão de titularidade


Não é permitida a inversão de titularidade, ou seja, o consultor que fora cadastrado como segundo titular assumir a posição de primeiro titular.
Para os casos de transferência de contrato permitidos conforme regras vigentes (morte ou invalidez), o consultor independente deverá encaminhar a solicitação acompanhada dos seguintes documentos listados abaixo através do e-mail: suportevip@racco.com.br.




6) Benefícios de INSS / Aposentado / Func. Público


Recomendamos ao requerente beneficiário do INSS, tais como, mas não se limitando a, seguro desemprego, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, bem como Funcionários Públicos, que se informe sobre as regras do instituto nacional de seguridade social – INSS e Órgão ao qual se tem o vínculo empregatício ANTES de aderir ao negócio RACCO. A RACCO não será responsável por eventual perda de benefício ou exoneração por possuir contrato de Consultor Independente no RACCO VIP. A RACCO não fará a transferência de titularidade ou pagamento de bônus em nome de terceiros ou através de ordem de pagamento, ou quaisquer ações que visam gerar riscos de contenciosos futuros para a RACCO.




7) Realinhamento de Rede


É uma prática proíbida.




8) Validação de CPF ao cadastrar


Todos os CPFs inseridos no sistema para realização de novos cadastros serão validados diretamente no site da Receita Federal. Em casos de CPFs recusados, o cadastro não poderá ser concluído e o sistema avisará através de um pop-up na tela do EV.




9) Mudança de Patrocinador


É uma prática proibida.




10) Inclusão de 2º titular


Os Consultores Independentes poderão vincular ao seu contrato um 2o titular. O 2o titular é a pessoa que ajudará o 1o titular do contrato no crescimento do negócio e o acompanhará nos eventos e viagens, sendo portanto seu Sócio no Negócio RACCO Vip. É permitido como 2o titular, ser qualquer pessoa física de livre escolha do 1o titular do contrato, desde que atenda aos seguintes critérios: • Ter 18 (dezoito) anos completos ou 16 (dezesseis) anos legalmente emancipado; • Não pertencer a outro contrato de Consultor RACCO VIP. O segundo titular tem o direito a: 1) Entrar em contato com a RACCO em nome do 1o titular para receber informações sobre o Negócio e para fazer pedidos, sempre usando o ID do Consultor (1o titular); 2) Acompanhar o 1o titular em eventos e viagens e o auxiliar no crescimento do Negócio. No caso de viagens o mesmo precisa ter sido cadastrado como 2o titular, ao menos, 60 (sessenta) dias antes do mês em que será usufruída da premiação viagem; 3) Não está autorizado a fazer qualquer solicitação que altere as informações ou situação do Consultor, sem expressa e prévia autorização por escrito do 1o titular; 4) A RACCO não se envolverá na partilha dos valores creditados por ID, ou seja, entre as partes envolvidas no contrato do Consultor, sendo esta responsabilidade atribuída direta e exclusivamente aos titulares. A RACCO não fará o pagamento de qualquer bônus devido ao 1o titular, diretamente ao 2o titular.




11) Processo de Denúncias


- Todas as denúncias ou suspeitas de aliciamentos deverão ser encaminhadas à área de Compliance, através do e-mail: compliance@racco.com.br; - Havendo provas legais, haverá uma e-notificação formal aos ID’s envolvidos que terão seus ID’s bloqueados até o final da investigação; - Mediante a avaliação de cada caso junto ao Comitê de Ética, caso o aliciamento seja comprovado, os envolvidos poderão ter seus Id’s bloqueados definitivamente, perdendo desta forma acesso aos pontos, bônus, prêmios e rede vinculadas a estes ID’s. **Os envios das denúncias deverão ser feitos para o e-mail compliance@racco.com.br. Respostas à denúncias: A RACCO tem o prazo de 60 dias para dar um parecer ao denunciante sobre uma denúncia, a contar da data do seu recebimento, juntamente com as provas. Notificações de medidas: A RACCO encaminhará uma carta, correio eletrônico (e-mail) ou notificação extrajudicial ou outro método passível de confirmação permitido por lei, informando sua decisão ao Consultor infrator, bem como ao seu patrocinador. A decisão listará a(s) denúncia(s) específica(s) ou infrações constatadas, descreverá a ação corretiva a ser tomada e, se apropriado, estabelecerá um prazo-limite para que o Consultor RACCO cumpra com a ação corretiva, ou preste esclarecimentos. O notificado terá até 48 horas para retratar-se à empresa. Caso não o faça, poderá ser descadastrado do Plano de Negócios RACCO VIP, com uma notificação da empresa. O descadastramento implica no cancelamento do seu contrato, login e senha de acesso ao escritório virtual, pagamentos de bônus e, consequentemente a gestão da sua equipe. Penalidades: Os casos comprovados de infração dos princípios comerciais serão aplicadas penalidades conforme nível de gravidade da infração. A definição do nível de gravidade é feita pelo comitê de ética mediante a análise de cada caso, mensurando os riscos, prejuízos advindos da infração. No caso de constatada violação ao contrato ou princípios, conforme seu único critério, a RACCO poderá tomar uma ou mais das seguintes ações: I. Emitir uma advertência por escrito através de uma e-notificação, no e-mail cadastrado.
II. Cancelar o contrato de Consultor RACCO, notificando por escrito esta ação ao Consultor, em seu endereço especificado em cadastro ou por outro meio apropriado, conforme permitido por lei;
III. Suspender qualquer autorização específica segundo o contrato de Consultor RACCO, tais como, mas não limitado, ao patrocínio, compra de produtos RACCO, ou conduzir atividades semelhantes associadas com o negócio;
IV. Retirar o Consultor RACCO como patrocinador dos Consultores Independentes na linha descendente também chamado de “perda de patrocínio” e/ou restringir a permissão ao Consultor para patrocinar outros. Esta medida deverá ser respaldada por provas e só poderá ser aplicada a notificação oficial ao Consultor infrator que não tenha respondido aos questionamentos da empresa; V. Solicitar o reembolso de Bônus ou Premiações do RACCO VIP;
VI. Retirar qualquer qualificação e solicitar a devolução de quaisquer objetos evidenciando tal qualificação (como exemplo, mas sem limitar: pins, certificados, etc.);
VII. Solicitar por escrito o reconhecimento das faltas cometidas e compromisso de não violar o contrato de Consultor RACCO no futuro;
VIII. Suspender temporariamente o contrato de Consultor RACCO nas modalidades permitidas por lei e sempre que a RACCO considerar necessário, segundo seu único critério; IX. Tomar qualquer ação legal afirmativa, apresentar uma denúncia civil ou penal, notificar ou registrar denúncias ou relatórios junto às autoridades apropriadas, tomar outras ações ou aplicar outra medida disponível e permitida, segundo a lei;
X. Ressarcimento de bônus pagos em decorrência de fraude;
XI. Responder em juízo, Ação cívil decorrente de má conduta resultante em prejuízos à marca;
XII. Multa aplicada sobre o bônus do ciclo;
XIII. Perda parcial ou total dos prêmios conquistados;
XIV. Perda de qualificação no processo de reconhecimento para HAPPY EXPERIENCE ou VIP CLUB. Sem renúncia: a omissão por parte da RACCO de tomar alguma ação ao ter conhecimento de uma violação não constituirá renúncia de seus direitos em tomar qualquer ação no futuro por esta violação. Suspensão: no caso de violação de contrato por um Consultor RACCO, esta poderá tomar ação para suspender parte ou todos os privilégios do Consultor, inclusive, mas não limitando, o seguinte: Reter o pagamento das recompensas, bônus mensais e outros incentivos, dependendo de resolução final do assunto; Suspender a autorização para conduzir atividade de patrocínio, reuniões de Negócios RACCO, treinamentos, apresentações em domicílio, divulgação de produtos, etc.; Suspender convites para seminários, viagens e eventos patrocinados pela RACCO; Conduzir reuniões de reorientação e treinamento e cobrar as despesas do Consultor RACCO infrator. A RACCO se reserva o direito de determinar os termos específicos de cada suspensão, com base em cada caso. Sempre deverá informar e dar clareza e transparência em seus atos, estabelecendo prazo máximo de suspensão ao Consultor. Entretanto, se ao final de tal prazo, a RACCO entender que o Consultor deva permanecer suspenso, poderá renovar tal suspensão formalmente, por tantos períodos de suspensão quantos forem necessários, até que se avalie e apure totalmente o fato. Ao final, caso se demonstre a falta pelo Consultor nos termos do contrato, ou dos termos deste princípio, o contrato poderá ser rescindido de pleno direito. Representante de um Consultor RACCO: no caso de suspensão, a RACCO poderá em notificação por escrito, nomear um representante para o Consultor RACCO, para administrar o seu Negócio. Tal nomeação se manterá até que a RACCO esteja certa de que as circunstâncias que levaram à suspensão estejam adequadamente corrigidas. Cancelamento de um contrato: no caso de cancelamento do contrato por qualquer motivo, o Consultor RACCO deverá: Se solicitado pela RACCO, de acordo com seu único critério, devolver todos os produtos e serviços RACCO em seu poder, conforme disposto na regra dos princípios comerciais RACCO (conforme regras, o cancelamento de contrato acontece após 3 meses de inatividade); Suspender o uso de todas as marcas comerciais, nomes comerciais, ou outra propriedade intelectual da RACCO; Suspender a participação em quaisquer atividades de um Consultor RACCO, conforme descrito, mas não limitado, nos princípios do sistema RACCO e seu Plano de Negócio; Demais obrigações que estejam incluídas no contrato, em caso de rescisão. Solicitação de Revisão: Se o Consultor RACCO não concordar com as ações tomadas pela empresa, poderá solicitar uma revisão da decisão que será avaliada pelo Comitê de Ética. No caso da disponibilidade de solicitar uma revisão, os procedimentos exigidos serão comunicados. A solicitação para revisão de uma decisão da RACCO deverá ser encaminhada para o e-mail compliance@racco.com.br. Enquanto estiver em andamento no processo de revisão, será mantida a suspensão dos atos do Consultor.




12) Sistema de Treinamento


Todos os Consultores Independentes deverão desenvolver o seu trabalho seguindo os critérios definidos no Sistema de Treinamento Oficial da empresa, elaborado e aplicado através do RACCO Academy. Não é permitida a prática de sistemas de treinamentos paralelos. Nestes casos, a empresa reserva- se ao direito de notificar os Consultores Independentes que estiverem exercendo esta prática para que o sistema paralelo seja encerrado e que o trabalho seja dado continuidade através das diretrizes do RACCO Academy. Em casos de reincidência os Consultores Independentes poderão ter seus ID’s bloqueados pela empresa.




13) Aliciamento


Ato de prospectar uma pessoa já cadastrada e ativa com kit revendedor ou kit de primeiro pedido, que esteja com CPF restrito a um ID, já devidamente patrocinado na RACCO VIP. Ato de oferecer vantagens, prometer benefícios para se cadastrar em outra rede, ou abandonar o ID ativo trabalhar em outra rede, sendo em seu próprio CPF ou em CPF inválido ou de terceiros (amigos, parentes, cônjuge ou outros). Cadastros realizados em outra rede após o pedido de auto-descadastro (pré-cadastro) não são caracterizados como aliciamento. Aos Consultores Independentes que incorrerem em qualquer dos atos listados acima, caberão as penalidades conforme tópico de “Violação do contrato de consultor RACCO: Procedimentos e Penalidades”, relacionado neste documento. Participação em outro Marketing Multinível: Caso seja comprovado a participação de um Consultor, independentemente de sua graduação, em outro negócio de Marketing Multinível, a RACCO se reserva o direito de bloquear ou suspender o contrato por prazo indeterminado, ou mesmo cancelar o contrato do Diamante ou qualificação acima. Para isso não é necessário oferecer denúncia, apenas a comprovação por parte da RACCO. E vetada também à participação do segundo titular bem como cônjuge, tendo o mesmo efeito as penalidades a serem aplicadas conforme rege os princípios comerciais RACCO. Para graduações inferiores a Diamante, Racco também se reserva o direito de bloquear ou suspender o contrato, por tempo indeterminado, desde que seja apresentada a denúncia à empresa, justificando que a atuação em outro marketing esteja de alguma forma prejudicando a rede formada no RACCO VIP, ou o Consultor esteja aproveitando-se da condição de cadastrado no RACCO VIP para aliciar pessoas da rede e cadastrar em outro marketing, ao qual se participa também. Da imagem da RACCO: Fica vetado aos Consultores Independentes qualquer iniciativa que vise denegrir e prejudicar a imagem da RACCO ou RACCO VIP. Caso se comprove tal fato, a RACCO poderá suspender, bloquear ou cancelar imediatamente o contrato e o acesso do transgressor ao seu Escritório Virtual e suas atividades como Consultor Independente. Os Consultores Independentes não poderão, direta ou indiretamente, produzir, vender ou distribuir nenhum material de apoio ao negócio que se associe com o nome e marcas RACCO, uma linha de patrocínio e nem prospectos de Consultores Independentes, a menos que estes materiais de apoio ao negócio sejam autorizados oficialmente pela empresa. Práticas proibidas de Construção de Redes: Estão expressamente proibidas as seguintes práticas: Manipulação dos prospectos patrocinados, sendo estes ligados a Consultores Independentes que não têm relacionamento prévio; Patrocínio de novos Consultores Independentes por alguém a quem não conhecem; Consultores Independentes a quem se promete que, em assinando o contrato imediatamente, o patrocinador tem um determinado número de pessoas para colocá-las abaixo em sua rede ou determinado número de pontuação; Consultores Independentes aos quais se condiciona que tenham que patrocinar um determinado número de Consultores Independentes para fazer parte da RACCO VIP; Consultores Independentes solicitando a outros Consultores Independentes que façam mudança de patrocinador mediante qualquer promessa de ganhos. Não serão autorizadas mudanças de linha de Consultores Independentes (mudança de patrocinador) para serem colocados em outra estrutura da Rede de Consultores Independentes; Consultores Independentes que não informam a seus Consultores Independentes que as recompensas e bônus de seus negócios podem ser afetados por falta de indicação direta e produção da sua rede unilevel.





  • Facebook Racco Academy
  • Instagram Racco Academy
  • Vimeo Racco Academy
  • Youtube Racco Cosméticos

Lista de Transmissão WhatsApp:
 

         +55 (41) 99684 - 0058

whatsapp_icone.png

© 2019 Por Racco Academy - Racco Cosméticos - Todos os Direitos Reservados

Rua Paul Garfunkel 455 - CIC - Curitiba - PR

  • Instagram Racco Academy
  • Vimeo Racco Academy
  • Facebook Racco Academy
  • Youtube Racco Cosméticos
whatsapp_icone_branco.png